Pitch de negócios de sucesso

Saiba como fazer um pitch de negócios

O pitch de negócios da sua empresa já está preparado? Entenda o que é como elaborar um pitch de sucesso!

Boa parte do sucesso de uma venda está relacionada à qualidade da apresentação realizada, de um produto, de um serviço ou de uma ideia de negócios. Essa estratégia é conhecida como pitch de negócios. Já ouviu falar?

Neste artigo, vamos mostrar não somente o que é um pitch de negócios, mas também como montar o seu a fim de apresentar suas ideias de forma clara e convincente. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

O que é um pitch de negócios?

Um pitch de negócios é basicamente uma apresentação concisa com uma abordagem bastante persuasiva para expor uma ideia, serviço ou produto. Geralmente, é feita para clientes, investidores, parceiros de negócios ou sócios.

O pitch de negócios se tornou uma prática muito conhecida por meio das startups que precisavam convencer investidores da relevância de sua ideia de negócios em uma apresentação que é somente rápida e convincente.

Qual a sua importância para o empreendedor?

Elaborar um pitch de negócios é importante por diversos motivos. Seja para angariar recursos, conquistar o apoio de sócios ou mesmo vender para clientes, uma apresentação bem elaborada pode ser um tiro certeiro para fomentar o crescimento da empresa.

Ao mesmo tempo, é bom lembrar que o pitch não representa o fechamento de uma venda ou o firmamento de um contrato. Na verdade, ele abre as portas para uma negociação ou uma comunicação entre as partes envolvidas. É por meio dele que  o empreendedor pode gerar valor aos olhos da assistência e ganhar mais tempo para discutir os demais detalhes de sua ideia.

Como elaborar um pitch de sucesso?

Em primeiro lugar, leve em conta que um pitch de negócios é uma apresentação curta, mas vai depender do tempo disponibilizado. Então, você precisará ser bem objetivo. Considere alguns pontos do planejamento que precisa estudar e incluir no pitch.

Público

É preciso estudar todas as características da sua assistência, por exemplo, sua faixa etária, atividade econômica, interesses, linguagem, objetivos financeiros e sociais, entre outros. Isso será indispensável para ajustar sua apresentação.

Oportunidade de negócios

Uma apresentação de uma ideia de negócios normalmente se baseia em uma oportunidade no mercado. Por exemplo, talvez seja uma necessidade ainda não suprida, ou um problema para o qual seu projeto tem uma solução.

Solução

Nessa segunda etapa, apresente a ideia para a oportunidade detalhada de início. Mostre como seu negócio desenvolveu uma solução que se encaixa na brecha deixada pelos concorrentes.

Concorrência

Aprofundando-se mais no mercado, mostre como a concorrência trabalha e de que maneiras seu negócio impõe um diferencial que será notado pelo público. Essa é uma das bases para definir a viabilidade do empreendimento.

Projeção Financeira

Um negócio não sobrevive apenas de uma ideia; é preciso ter retorno financeiro. Então, avalie como seu projeto pode ser financeiramente rentável e justifica o investimento. Mostre como será a precificação dos serviços e em quanto tempo será possível ver retorno.

Um pitch de negócios pode ser um divisor de águas para a empresa. Por meio de uma apresentação bem elaborada, o empreendimento pode obter investimentos, conquistar importantes parcerias e ver o negócio se desenvolver.


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