O mundo dos games está em constante evolução. E esse avanço é fundamental para o empreendedorismo no geral, vem ver o porquê!
Empreender é cheio de desafios, conquistas e novos começos. E no mundo dos games funciona assim também, cada história é um novo começo, com novos desafios e conquistas que são alcançadas aos poucos.
Vem ver as lições e práticas do mundo dos games, que já estão no dia a dia de quem empreende e dos seus clientes.
Demo e Trial.
É muito comum encontrar jogos com a versão trial ou demo. A demo é uma parte pequena do jogo, sem limite de tempo e de uso e gratuito. Já o trial também é gratuito, mas tem limite de tempo. Essas duas práticas servem justamente para despertar o desejo do jogador pela aquisição do jogo completo.
Muito mais que uma amostra grátis! A amostra de produto se concentra apenas em oferecer um produto. Já o trial e demo, são práticas que tem como foco a experiência de uso que desperta um desejo ainda maior pela compra.
Muitas empresas de tecnologia, serviços, plataformas e softwares aproveitam o potencial dessa prática para conseguir leads qualificados e gerar conversões em vendas. Um clássico exemplo é a plataforma de criação Adobe, que oferece o trial completo para alguns dos seus programas por 7 dias.
Quer outro exemplo? O Postgrain, que é uma ferramenta para agendamento de postagens utiliza da mesma estratégia, onde no período trial, o cliente tem acesso às funcionalidades da plataforma, inclusive acesso ao atendimento, que é fundamental para passar ainda mais confiança para o usuário.
Realidade aumentada e produtos em 3D.
As médias e grandes empresas de comércio varejista estão sempre tentando implementar soluções para facilitar as vendas online. E a Mobly é uma das empresas que oferece dentro do app, a função de realidade aumentada, onde os móveis podem ser testados em 3D no ambiente desejado pelo cliente.
Essa função de realidade aumentada começou a ser usada comercialmente no jogo Pokémon Go, que traz componentes do mundo digital dentro da percepção da pessoa do mundo real, ou seja, os personagens interagem com o usuário em tempo real.
Gamificação que aumenta o LTV.
O LTV (life time value) que é uma métrica que mede o valor que um cliente retorna ao longo do tempo, basicamente o tempo em que o cliente fica ativo.
E para aumentar essa métrica de venda recorrente, a gamificação é uma das estratégias utilizadas por muitas empresas para recompensar clientes com pontos e descontos. A gamificação abre oportunidade para parcerias entre empresas de diversos segmentos.
O Mercado Livre, através do Mercado Pontos recompensa os clientes com pontos que são convertidos em desconto em novas compras, frete e até mesmo desconto em compras em empresas parceiras. E essa gamificação já evoluiu a tal ponto, que hoje existem assinaturas com benefícios exclusivos.
A Uber também aderiu ao movimento há alguns meses. O programa de recompensa Uber Rewards, recompensa as suas corridas feitas com descontos em novas corridas ou pedidos no Uber Eats.
E o cashback?
Esse programa de recompensa é justamente uma estratégia de incentivo operado por empresas de cartão de crédito. Basicamente, uma porcentagem do valor gasto é devolvido ao titular do cartão.
Ou seja, quanto mais você usa, mais você ganha em cashback para fazer novas compras. Atualmente, essa é a prática de gamificação mais usada por diversas empresas.
É um mascote ou brand persona?
Nos jogos, cada personagem tem uma história e personalidade. E com as marcas e empresas não é diferente. Cada marca tem a sua missão, visão e valores. E muito mais do que aquele texto pronto que você lê de muitas empresas por aí, esses três pilares reforçam um propósito e personalidade de marca.
Sabe a Lu do Magazine Luiza? Ela é uma brand persona da marca. É a personificação em um personagem 3D dos valores da marca. Muito mais que um mascote, é a evolução deles. A brand persona tem personalidade marcante, mais voz, se envolve em causas e assume riscos.
Essas personalidades, que são mais que um mascote e mais que um personagem, fazem muito mais que vender produtos. Eles interagem de maneira direta com os clientes e público de uma marca, falam sobre sonhos, conquistas e diversos temas que ajudam a trabalhar o awareness, que faz as pessoas lembrarem de uma marca.
Vale a pena conferir!
Para fechar esse post, temos uma dica de outro. Acompanhe as notícias e matérias sobre a Dubai Expo 2020, que é uma exposição mundial organizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Este ano (2021) o evento está acontecendo desde 01 de outubro de 2021 e vai até 31 de março de 2022, mas mantendo o nome de “Expo 2020”, pois no ano passado foi cancelado devido à pandemia.
Esse é um dos mais importantes eventos mundiais que reúne diversas empresas privadas, ONGs e instituições governamentais. E juntos apresentam ideias e soluções inovadoras para solucionar desafios enfrentados pela sociedade.
E durante a exposição, podemos ver soluções cheias de tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura e gastronomia.
Viu, só? O mundo dos games trouxe muitas facilidades para os empreendedores. E aqui no Linker, o que não falta são serviços digitais para ajudar o seu negócio! Conheça: https://linker.com.br/