Em dúvida se o marketing digital funciona mesmo? Veja aqui dados que comprovam sua eficácia e dicas para trabalhar com essa atividade.
Marketing digital funciona mesmo?
Se você procura uma maneira simples e barata de promover o sucesso do seu negócio, o marketing digital oferece ótimas ferramentas para isso. Graças a essa prática, diversas empresas conseguiram aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes e fidelizar os antigos consumidores.
As vantagens disso estão em aumentar as vendas e gerar consumo frequente de um produto ou serviço. Além disso, você não precisa desembolsar uma grande fortuna para desenvolver esse tipo de estratégia.
Contudo, como se trata de uma atividade em fase de crescimento, talvez você tenha dúvidas se ele funcionará mesmo para seu negócio. Sendo assim, este texto ajudará você entender melhor o conceito do marketing digital e como trabalhar com ele.
Esse conteúdo foi feito em parceria com o Portal Vida Livre, acesse e confira dicas de do mundo do Marketing, tecnologia e muito mais.
Sobre o marketing digital
Do que se trata exatamente o marketing digital? O que faz com que ele funcione até mesmo para pequenos negócios? Quais são seus benefícios? Continue lendo e descubra as respostas a essas questões na sequência.
O que é e como funciona o marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias usadas na Internet para atrair e fidelizar clientes. Ele serve para promover um produto, serviço ou uma marca na web por meio de blogs, sites, redes sociais etc. Nessa atividade a mensagem publicitária é sempre direcionada a um público específico.
O marketing digital também funciona alinhado com os objetivos da empresa, por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca ou vendas. Para alcançar essas metas, uma corporação pode fazer uso de diversos recursos como técnicas de SEO, vídeos, produção de conteúdos, publicidade paga e muito mais.
Por que marketing digital virou uma área tão famosa?
A nova era gerada pela Internet mudou a forma como as empresas e pessoas físicas oferecem produtos ou serviços. Graças a essa revolução, surgiu o marketing digital que trouxe novas formas de divulgação, por meio de blogs, redes sociais, e-mails e mais. Uma das principais diferenças que ele tem em relação à versão tradicional é o foco no cliente.
Há mais personalização e maior preocupação em passar a mensagem certa para cada tipo de consumidor em potencial. Fora isso, marketing digital se destaca por funcionar mesmo com baixo orçamento e, portanto, está acessível a qualquer um que deseja empreender em alguma atividade comercial.

Quais são as vantagens do marketing digital?
Um dos benefícios do marketing digital é o aumento nas vendas, graças ao aumento da visibilidade que seu produto ou serviço ganha na Internet. Com ele, é possível atrair novos clientes e retê-los, reforçar a interação e criar proximidade. Outra grande vantagem é que você consegue mensurar resultados para ver o que funciona melhor.
Investir em marketing digital sai muito mais barato do que fazer isso com o marketing convencional. Você pode começar até mesmo sem nenhum ou com baixo capital e obter ótimos retornos.
Marketing digital funciona mesmo?
Apesar de bastante difundido, o marketing digital ainda não é conhecido por novos empreendedores. Assim sendo, veja dados abaixo que confirmam, porque essa atividade funciona mesmo.
Os fatos e resultados comprovam
Segundo a eMarketer, somente na América latina as empresas investiram mais de US$ 9,33 bilhões no ano passado em marketing digital. Além disso, de acordo com o Data Report, mais de 77% dos brasileiros já possuem acesso à Internet. Um estudo do E-commerce revelou que 78% dos usuários entre 16 e 70 anos fazem compras online.
Portanto, uma vez que seja bem executado, o marketing digital proporciona aumento nas vendas, atrai novos clientes e fideliza os antigos. As estatísticas demonstram que ele funciona, até mesmo, com pequenos empreendimentos. Com pouco ou muito investimento oferece resultados positivos para qualquer tipo de organização.
A metodologia do Inbound Marketing
O Inbound Marketing corresponde a uma prática que funciona mesmo, por isso é aplicado há anos. Faz parte do marketing digital e tem como objetivo atrair clientes por meio de conteúdos que agreguem valor a eles. É uma técnica menos intrusiva, pois se trata de reter o interesse dos consumidores no longo prazo.
Em vez de investir em muita publicidade agressiva, nessa estratégia você cria conteúdo útil que atraia, converta e, acima de tudo, encante seu público-alvo. É um método flexível que pode ser adaptado a variados projetos. Assim, num processo longo você procura realizar mais que uma venda, mas, sim, estabelecer uma participação ativa do consumidor.
Se bem planejado, os benefícios são incríveis
O marketing digital permite que você alcance o seu cliente de forma mais direta, econômica e simples. Contudo, para que ele funcione mesmo as estratégias precisam ser aplicadas da maneira correta. O processo ocorre em diversas fases e leva algum tempo até que os resultados apareçam.
Não adianta, por exemplo, lançar apenas uma campanha para promover um produto e esperar que as vendas aumentem no minuto seguinte. Além disso, não pule nenhum estágio se quiser garantir o melhor retorno. As tarefas não são complexas, mas exigem um pouco de dedicação.
Dicas de como trabalhar com marketing digital
Existem vários métodos de marketing digital que funcionam mesmo para quem deseja promover um negócio. Então, veja as dicas a seguir para descobrir o que melhor se adapta a sua empresa
Faça relatórios dos resultados

Um relatório de resultados é um procedimento de marketing digital bastante importante. Ele consiste num conjunto de documentos nos quais você tem que resumir quais foram os sucessos, fracassos e variáveis que fizeram uma estratégia funcionar ou falhar. Cada arquivo costuma ser direcionado a uma ação específica.
Assim, há um relatório para SEO, outro para produção de conteúdo, outro para redes sociais e assim por diante. É aconselhável começar a preencher esses papéis nas primeiras etapas para definir detalhadamente todo o processo de marketing digital. Com isso, fica fácil desenvolver uma estrutura organizada.
Converse bem com o seu cliente
Conectar-se com os clientes é a estratégia de marketing digital que mais funciona na hora manter a fidelização dos consumidores. Não é uma atividade complexa, entre outras coisas, você deve esclarecer as dúvidas enviadas pelos canais de atendimento, acompanhar os comentários deixados em redes sociais e tratar o cliente bem.
Além disso, ao produzir conteúdo online procure usar uma linguagem calorosa com saudações e expressões positivas. Apenas tenha cuidado para que não fique exagerado o modo com que fala com seu público. Também sempre peça para que faça algum tipo de interação como deixar “like”, apresentar a opinião etc.
Tenha antivírus no seu computador
Ataques de hackers, infecções maciças de malware em computadores ou roubo de identidade estão entre os maiores riscos que comprometem o trabalho de marketing digital. Portanto, não é demais lembrar para proteger tudo o que você produz diariamente de ameaças que afetem a integridade do seu notebook com um bom antivírus.
Atualmente existem vários excelentes antivírus que preservam seus arquivos, até mesmo sem você precisar gastar nem um centavo. Há versões que inspecionam downloads de arquivos de origem duvidosa, banners suspeitos, acompanham a navegação pela internet mais segura, basta você escolher o que melhor funciona para seu negócio.
Veja quais são seus principais objetivos
As metas de marketing digital devem estar perfeitamente alinhadas com os objetivos do seu negócio. Assim sendo, é essencial definir claramente os propósitos da sua empresa, senão qualquer ação será inútil e não funcionará. Como cada tipo de empreendimento possui estratégicas específicas.
Portanto, ao refletir a respeito desse assunto estabeleça quais são suas expectativas, necessidades, qual o mercado que deseja penetrar, os diferentes tipos de produtos ou serviços que oferece etc. A partir daí, desenvolva um plano de marketing digital considerando fatores externos e internos no longo, curto e pequeno prazo.
Não inicie projetos sem receber algum pagamento
Investir em marketing digital requer algum tempo e às vezes, algum valor pode ser dispensado para se alcançar os resultados esperados. Por essa razão, é aconselhável realizar alguns testes, antes de dedicar total atenção a uma tática. Em outras palavras, veja se recebe um pouco de retorno logo no começo para prevenir prejuízos.
Por exemplo, para saber como o seu cliente em potencial reagirá a uma campanha promocional, crie formatos diferentes de anúncios e analise qual funciona melhor por um período. A partir daí, você verá que será mais fácil tomar uma decisão sobre qual caminho seguir e obter maiores lucros.
Conheça seu público-alvo

Para que uma estratégia de marketing digital seja eficaz, ela deve levar em consideração o perfil do público-alvo. Ele corresponde a um grupo de pessoas com determinadas características que as tornam mais propensas a se interessarem em consumir um produto ou serviço. Por essa razão é tão importante identificá-lo.
Saber qual é a faixa etária, o gênero, a região em que vivem ou trabalham, profissão e outras informações ajudará você entender melhor o perfil do seu cliente em potencial. Dados mais profundos da mesma forma devem ser considerados como os desejos ou problemas que seu negócio pode resolver.
Estude a concorrência da empresa
Ao criar um plano de marketing digital, um dos primeiros passos a se seguir é realizar a análise da concorrência. Você deve descobrir quem são os seus adversários no mercado, o que eles oferecem e por que o seu público-alvo gosta dos produtos ou serviço deles. Esse processo consiste em investigar o que fazem para estabelecer suas estratégias.
Aliás, uma tática competitiva amplamente utilizada e que funciona bem é o Benchmarking. Nessa atividade você identifica quais organizações se destacam em algo específico para incorporar ao seu negócio. Assim, é possível adotar as melhores práticas realizadas por uma empresa, porém com algum diferencial.
Escolha o canal de comunicação
Os canais desempenham um papel fundamental no marketing digital, mas nem toda plataforma serve para você atingir os objetivos do seu negócio. Você tem que observar alguns fatores para encontrar o mais adequado. Afinal, não é a mesma coisa, vender uma mala num site de supermercado que numa página de viagens.
Então, pense no tipo do seu cliente e qual plataforma seu público-alvo costuma acessar. Por exemplo, as redes sociais como o Pinterest têm uma grande porcentagem de usuários que são mulheres. Caso seu negócio seja voltado para o público feminino, deve focar em ações que funcionem para aumentar vendas nessa mídia social.
Experiência e conhecimento base

A gestão do conhecimento envolve buscar e organizar informações que tornam as atividades do marketing digital da sua empresa bem sucedidas. Graças a isso, todo processo de criação e implementação de ideias fica mais simples. Em caso de problemas, você estará preparado para encontrar a solução rapidamente.
O trabalho em equipe do mesmo modo acontece com maior eficiência, pois quando os colaboradores compartilham sua experiência e conhecimento as pessoas se sentem mais inspiradas. Portanto, para que tudo funcione da melhor maneira possível é fundamental procurar ampliar formas de aprendizagem.
Quais equipamentos são essenciais para trabalhar com marketing digital?
Para que o marketing digital de qualquer negócio funcione do melhor modo, o uso de bons aparelhos é essencial. Assim sendo, veja abaixo alguns dispositivos que tornam muito mais fácil essa atividade.
Notebooks
É aconselhável que você use um bom computador assim como os 12 melhores notebooks para o trabalho, para evitar problemas ao realizar suas tarefas. Afinal, ter uma máquina ágil com sistema fluído permite que você seja mais produtivo. Então, confira o desempenho, memória e capacidade de armazenamento, se for comprar um PC.
Os requisitos mínimos são um ótimo processador, como um Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5 ou superior, 4 GB de RAM e um HD de 512 GB. O tamanho da tela de 13 a 14 polegadas é aceitável, mas mesmo com o custo maior, com 15 polegadas a visualização fica melhor. Já a bateria deve resistir pelo menos 2 horas.
Para quem está procurando por modelos mais em conta, também dê uma conferida nos melhores notebooks com bom custo-benefício e saiba qual é o melhor modelo para você que quer trabalhar com marketing digital!
Celular
Se possível, reserve um celular apenas para atividades profissionais, pois será mais fácil manter a produtividade e não envolver trabalho com vida pessoal. O melhor smartphone para trabalhar com marketing digital deve funcionar com alta velocidade. O ideal é que não tenha travamentos ou lentidão, nem mesmo quando rodar vários aplicativos de uma vez.
Além disso, o sistema operacional precisa ser de uma versão recente, assim não contratempo com incompatibilidade de apps. Caso vá comprar um modelo à parte, dê preferência a um aparelho que aos menos ofereça 16 GB de RAM, Android 5.0 ou iOS 8.0 ou superior e bateria de 2000 mAh para durar um dia. Se você está procurando por um modelo para trabalhar com essa área, conheça os Melhores Celulares de 2022 e saiba como escolher a melhor opção para você.
Principais áreas de trabalho do marketing digital
Produção de conteúdo, SEO, landing page e mais correspondem a diferentes segmentos do marketing digital que trazem benefícios até mesmo para pequenos negócios. Então, confira a seguir outros detalhes para entender melhor como funcionam essas ferramentas.
Agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital é uma entidade responsável por estudar um negócio, detectar problemas e fornecer soluções digitais para aumentar os lucros. Elas possuem conhecimentos especializados que ajudam sites a conquistar uma excelente posição nos principais buscadores, além de uma boa reputação online.
Nessas agências existem especialistas em SEO/SEM, redatores, social media, designer criativo, desenvolvedores entre outros profissionais. Geralmente, todos eles possuem o objetivo de focar na marca de um negócio e cada um dentro do seu papel constrói e sugerem estratégias que funcionem mesmo para alcançar os objetivos de uma empresa.
E-commerce
O e-commerce consiste no universo das lojas que funcionam online e é praticamente impossível qualquer negócio sobreviver na internet sem adotar táticas do marketing digital. Esse setor trabalha bastante com análise da web, anúncios para comércio eletrônico, marketing de conteúdo, copy etc.
Os profissionais que atuam com esse tipo de estabelecimento são os mesmo que as agências utilizam como social media, redator, especialista em SEO e assim por diante. No entanto, destaca o analista de dados, pois quem ocupa esse cargo tem por meta coletar e organizar grandes volumes de informações para o desenvolvimento de estratégias.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é uma das áreas mais essenciais do marketing digital. Ela ajuda as empresas a melhorar o relacionamento com seu público-alvo e atrair mais clientes em potencial. Esse setor abrange a criação de ideias, pesquisa de tópicos, escrita de artigos, realização de copy, transcrição de áudio, formação de roteiros, etc.
Alguns colaboradores do gerenciamento de conteúdo são os editores, redatores, chefes de redação, copywriter, entre outras ocupações. A formação da equipe varia de acordo com os objetivos e o ramo ao qual um negócio pertence. Contudo, é a junção das capacidades desses profissionais que fazem o marketing digital funcionar mesmo com poucos recursos.
SEO

O SEO se trata de um conjunto de regras que quando corretamente seguidas garantem que um site apareça entre as primeiras posições dos mecanismos de busca. Em outras palavras, qualquer página da web que não trabalhe com o SEO, mesmo que tenha um ótimo conteúdo, não aparece no Google.
É por esse motivo que em algumas empresas há especialistas voltados para cuidar apenas desse aspecto, muitas vezes. Eles têm por função rastrear tendências, identificar o posicionamento, aperfeiçoar textos e vídeos, códigos e outras tarefas. De forma geral, esses trabalhadores têm que fazer o SEO funcionar para atrair visitas a um site.
YouTube
Não há dúvidas de que as páginas com vídeos estão entre as estratégias mais populares atualmente para atingir o público-alvo. Contudo, mesmo que qualquer pessoa possa criar um perfil nessa rede, o gerenciamento deve ser feito da maneira correta para que o marketing digital funcione.
Por essa razão, se tornou comum os empreendedores buscarem os serviços de um especialista do YouTube. As principais atividades que ele executa são de gestão de conteúdos novos e frequentes, serviço de edição de vídeo, design em miniatura e upload de conteúdo. Desse modo, o negócio ganha espaço nessa plataforma rapidamente.
Landing page
Uma landing page é uma página da web criada exclusivamente para direcionar o visitante a realizar uma ação. Por exemplo, fazer a compra de produtos, se cadastrar para receber e-mails informativos ou até mesmo, deixar um telefone de contato. Tudo vai depender de qual é o objetivo da empresa.
Para que esse recurso do marketing digital funcione da melhor maneira possível, é importante considerar diversos fatores. Uma landing page completa possui menu, rodapé, barras laterais, vídeos, formulários, conteúdo chamativo e mais. Por esse motivo, muitas vezes o mais adequado é contratar um especialista no assunto.
E-mail marketing

Basicamente, esta estratégia de marketing digital consiste em enviar e-mails com a finalidade de atrair mais clientes no menor tempo possível. Essa técnica funciona mesmo, porque ao apresentar promoções e ofertas é possível gerar aumento nas vendas. Também é uma forma de criar vínculos de fidelização entre a empresa e o consumidor.
Contudo, quando mal executada essa tática traz efeitos contrários e afasta seu público-alvo. O ideal é que alguém fique encarregado de realizar a tarefa, pois você não deve enviar com muita frequência e nem esporadicamente qualquer tipo de informação. Somente com conteúdo relevante é possível ganhar a confiança do seu cliente.
Instale o marketing digital na sua empresa e veja incríveis avanços!
A tecnologia mudou e revolucionou o modo como as pessoas consomem produtos e serviços, por esse motivo o marketing digital surgiu e ganhou tanto espaço. No entanto, para que ele funcione mesmo para seu negócio, é importante que seja aplicado da forma correta. Todas as ações devem considerar o perfil do público-alvo e objetivos da empresa.
A partir daí, é possível adotar diferentes estratégias que tragam os melhores resultados, como escolher o canal mais adequado, utilizar técnicas de SEO para produzir conteúdo e desenvolver relatórios de resultados. Assim, com a aplicação de táticas de marketing digital será possível promover o sucesso do seu empreendimento.