Faça campanhas com Facebook Ads para a sua empresa vender mais

Sabia que o Brasil é um dos países em que os usuários passam mais tempo navegando nas redes sociais?

Por conta disso, o Facebook Ads se torna um relevante canal que pode ser usado para você vender ainda mais.

Além de marcar a presença da sua empresa com perfis oficiais, é importante dedicar parte do seu orçamento em Marketing Digital com anúncios nas redes sociais. Por isso, os feeds estão cada vez mais concorridos, fazendo com que seus posts tenham menor alcance orgânico.

Então, investir em Facebook Ads é um ótimo caminho para aumentar a sua exposição, usando diversos filtros para escolher o seu público-alvo.

A ferramenta é totalmente self service, você pode criar a sua conta de anúncios, gerenciar a campanha e pagar com o cartão da sua empresa.

E, quando falamos na plataforma de anúncios do Facebook, não se trata de apenas rede social azulzinha. Em 2012 o Instagram foi comprado pela empresa de Mark Zuckerberg e, a partir do ano seguinte, também passou a veicular anúncios.

Assim, usando uma mesma plataforma, sua empresa pode atingir milhões de usuários em diversos formatos diferentes de anúncios de maneira relevante.

Como funciona

As campanhas podem ser pagas por CPC (Custo por Clique) ou CPM (Custo por Impressões). Quando você cria um grupo de anúncios, a configuração padrão selecionada faz com que o próprio sistema otimize esse valor, garantindo o melhor preço e o maior alcance. Mas, se preferir, você também pode fazer essa definição manualmente. 

Os algoritmos do Facebook são programados para entregar os anúncios da maneira mais eficiente possível e a configuração das suas campanhas é importantíssima para auxiliar no direcionamento. Por isso uma das primeiras tarefas é decidir qual é o objetivo desses anúncios.

Você pode direcionar a sua campanha com a finalidade de aumentar o reconhecimento da sua marca, levar pessoas para o seu site ou estabelecimento físico, instalarem seu app, visualizarem o vídeo da sua empresa, entre outros objetivos.

A seguir você confere como pode escolher a sua audiência.

Formas de segmentação

Unindo dados das interações dos usuários nas duas redes sociais com as informações preenchidas nos perfis, o Facebook Ads tem a capacidade de segmentar as pessoas em diversos filtros disponíveis para o direcionamento de campanhas.

Assim, no momento de definir a audiência dos seus anúncios, você pode usar das seguintes segmentações para atingir o seu público alvo:

  • dados demográficos: os usuários podem ser filtrados por idade, sexo, cidade onde moram ou estiveram recentemente, formação acadêmica, ocupação, entre outros fatores;
  • interesses: aqui você pode selecionar as pessoas que gostam de um tipo de comida, bebida, hobbie, esporte, entre outros;
  • comportamentos: você também pode selecionar os usuários com base no seu comportamento de compra, de viagem, no navegador ou sistema operacional utilizado, entre outros.

Além desses filtros, você também pode criar audiências customizadas a partir de informações dos seus clientes. 

Que tal fazer uma promoção exclusiva para quem já é seu cliente e usar o Facebook ou Instagram para isso? É possível fazer o upload de uma lista para direcionar os anúncios somente para essas pessoas. 

Outra maneira de criar uma audiência personalizada é utilizar os dados de quem visitou o seu site. Com o Facebook Pixel você pode, por exemplo, atingir pessoas que adicionaram um produto no carrinho mas não finalizaram a compra. 

E, além disso, também é possível gerar públicos semelhantes com base nas suas audiências personalizadas. Assim, o Facebook procura pessoas com comportamentos e interesses parecidos com os seus clientes. Isso aumenta bastante as chances da sua campanha ter um bom desempenho.

Formatos e posicionamentos

Além de ter inúmeras maneiras de montar a sua segmentação ideal, você também tem à disposição uma série de formatos e posicionamentos onde sua campanha pode aparecer.

Tanto no Facebook quanto no Instagram, seus anúncios podem ser baseados em uma imagem ou vídeo, em carrosséis ou até em experiências em tela cheia. E podem aparecer em diversos posicionamentos: 

  • feeds: o posicionamento mais conhecido, os anúncios se misturam aos posts orgânicos;
  • stories: outro formato bem popular, seu anúncio aparece entre os stories de quem seus usuários seguem;
  • in-stream: os anúncios aparecem durante a exibição de vídeos;
  • pesquisa: você pode impactar usuários enquanto eles fazem buscas no Facebook;
  • mensagens: utilize o Facebook Messenger para impactar seu público-alvo;
  • no artigo: apresente seus produtos ou serviços enquanto os usuários estão lendo artigos na plataforma;
  • aplicativos e sites: seu anúncio também pode aparecer na rede de parceiros do Facebook.

A maior parte dos anúncios podem ser veiculados em mais de um posicionamento. O algoritmo da plataforma tem uma função importante, distribuindo a veiculação de forma que os resultados sejam otimizados ao máximo.

E uma dica importante: sempre preste atenção na quantidade de texto nos seus anúncios. Essa ferramenta do Facebook te ajuda a identificar se haverá impacto no alcance por conta de excesso de texto nas peças.


Com o Facebook Ads você encontra diferentes formatos para ajudar a sua empresa a vender ainda mais.

Se você já começou a sua estratégia de Marketing Digital não deixe de compartilhar com a gente e outros empreendedores, quais aprendizados você já teve com o Facebook Ads. Se você ainda vai começar, aproveite para tirar suas dúvidas nos comentários.