Trabalhar em home office pode ser um imenso desafio. Mas existem estratégias que podem ajudar sua empresa a ser mais produtiva. Confira nossas dicas para tornar o home office mais produtivo!
Muitas empresas tiveram que se adaptar ao home office por conta dessa nova realidade imposta pela pandemia mundial. Segundo um estudo produzido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e divulgado pela Agência Brasil, 46% das pequenas, médias e grandes empresas atuantes em território nacional precisaram adotar esse modelo de trabalho. Por isso separarmos algumas dicas para um home office mais produtivo!
Apesar das vantagens de trabalhar em casa, o home office traz também muitos desafios, como a solidão, as distrações e os possíveis gargalos na comunicação com a empresa. Essas dificuldades, se não forem bem tratadas, podem comprometer a produtividade dos profissionais.
Pensando nisso, separamos neste artigo as principais dicas de como tornar o home office da sua empresa mais produtivo!
Tenha um espaço reservado para seu home office
Vamos começar pelo local de trabalho. Em uma empresa, o profissional conta com escritório, mesa, computadores, cadeiras, climatização etc. — tudo desenhado para garantir a ergonomia e o foco. Em casa, a situação pode mudar bastante. O pessoal e o profissional podem facilmente se misturar. A rotina e a movimentação da casa potencialmente se tornam um grande problema para manter a concentração.
Por isso, o ideal é separar um lugar específico para trabalhar, silencioso e tranquilo, onde você possa organizar seus dispositivos e documentos sem que ninguém incomode. Não precisa ser um cômodo inteiro, mas é necessário ter um espaço dedicado.
Faça um acordo com seus amigos e familiares
Não adiantaria você ter um lugar reservado para trabalhar se seus familiares e amigos o interromperem a todo o momento. Então, faça um trato com eles e estabeleça limites. Faça-os entender que não podem cortar seu fluxo de trabalho enquanto estiver no escritório.
Mantenha uma rotina
Agora o trato é com você mesmo. O trabalho remoto dá a falsa impressão de que você não tem horário para começar e terminar os serviços. Por isso, defina horários específicos para iniciar as atividades, almoçar e encerrar a jornada. Informe isso àqueles que dividem a casa com você.
Defina uma lista de prioridades
Uma dica muito produtiva para quem trabalha em home office é criar uma lista de prioridades para o dia. Pode usar um papel para escrever uma checklist das tarefas prioritárias. Então, concentre-se para cumpri-las.
Seja acessível e comunique-se
Uma das maiores preocupações das empresas com o home office são os problemas com a comunicação. Com a equipe “espalhada”, é um desafio manter os projetos alinhados e respeitar o cronograma. Por isso, esteja sempre acessível. No horário de trabalho, fique disponível para receber ligações e mensagens dos outros profissionais e gestores.
Caso haja uma necessidade de manter um foco total e evitar interrupções, combine com os demais profissionais e a empresa. Faça bom uso da tecnologia e de plataformas colaborativas para compartilhar informações e trabalhar de forma dinâmica com o restante da equipe.
Para vencer os desafios da atual crise sanitária e do home office, é preciso pensar fora da caixa. Seja organizado e criativo. Afinal, o trabalho remoto é uma tendência que se fortalece e vai permanecer. Com os devidos ajustes, podemos sim ser mais produtivos no conforto do lar.
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