Preocupado com o Imposto de Renda PJ 2022? Em parceria com a ContaJá, a contabilidade totalmente online com atendimento humano e otimizado, listamos algumas dicas muito úteis para ajudar você a se organizar.
Com o novo ano, recomeçam as preocupações com obrigações fiscais e pagamentos de impostos. O Imposto de Renda PJ 2022 é uma delas. Para evitar problemas com a Receita Federal, confira essas dicas de como se organizar com o IRPJ 2022!
Liste e reúna os documentos para a declaração do IRPJ 2022.
Quando você fizer a declaração, é importante ter em mãos o balanço patrimonial e a demonstração de resultados. Ali você encontrará os registros necessários.
Fique atento também com os documentos que precisa organizar:
- notas fiscais;
- notas de prestação de serviço ou venda de produtos;
- comprovantes de pagamentos;
- extratos bancários;
- contas.
Ter um Extrato Inteligente.
Os extratos bancários são documentos indispensáveis, pois eles fazem um raio-x de todas as entradas e saídas. E a nossa dica é usar o Extrato Inteligente Linker, com fácil acesso pelo App ou Internet Banking!
Muito além de ver o valor da transação, com o Extrato Inteligente é possível:
- criar categorias customizadas para organizar os custos;
- adicionar descrição em todas as transações e comprovantes;
- visualizar dados de origem e destino da transação com facilidade.
Separe os gastos por áreas e centros de custo.
Uma boa organização financeira vai ajudar e muito a sua declaração. E separar as despesas por categoria é uma das boas práticas. Por exemplo, o imposto de renda pelo lucro real deduz da base de cálculo as despesas consideradas operacionais, ou seja, aquelas que são necessárias para a manutenção da empresa. Ter isso claro no seu planejamento é importante para pagar menos.
Conheça os prazos e as condições segundo o modelo de apuração.
A declaração vai depender do modelo de tributação:
- o Simples Nacional tem o IRPJ dentro do DAS (Documento de Arrecadação) — são empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões;
- o lucro arbitrado é destinado a empresa que não tem comprovação de cursos;
- o lucro real tem um percentual fixo de 15% para empresas de lucro de até R$ 20 mil.
Lembre-se que, desde 2016, o prazo para o envio da declaração é até o mês de julho do ano seguinte. O ideal é que esse processo seja feito com o auxílio de um contador.
Esse conteúdo foi feito em parceria com a ContaJá, a contabilidade totalmente online com atendimento humano e otimizado.
E nós do Linker, estamos aqui para ser o seu banco parceiro. Abra a sua conta e conheça!