O Pix já está presente nas pautas sobre inovações financeiras, faz parte do dia a dia do sistema bancário brasileiro. Entenda como funcionam as chaves Pix.
O novo meio de pagamento eletrônico do país, o Pix, revolucionou os serviços bancários e a forma como pagamos e transferimos. As chaves Pix fazem parte desta novidade e serão essenciais neste novo meio de pagamento. O que muitos ainda não sabem é como essa tecnologia começou e como irá impactar o nosso cotidiano.
No Linker, o Pix é gratuito e agiliza o dia a dia da empresa sem custo nenhum.
O cadastro das chaves Pix começou em outubro de 2020, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o seu funcionamento.
Pensando em te contar tudo sobre as chaves Pix, preparamos este artigo para você tirar as suas dúvidas e também descobrir quais são os principais benefícios dessa nova tecnologia. Continue lendo!
O que são as chaves Pix?
A possibilidade de realizar pagamentos instantâneos parecia distante da realidade, visto que tínhamos apenas TED, DOC e boletos para realizar pagamentos e transferências.
Estamos acostumados com os prazos das modalidades tradicionais que podem levar até dois dias úteis para serem processadas. Com o Pix, as transações serão instantâneas e devem começar a ser feitas já a partir de 16 de novembro.
Sendo assim, as chaves Pix identificam a sua conta dentro do novo meio de pagamento e são essenciais.
Mas afinal, o que é o Pix?
Em termos simples, o Pix é o mecanismo que permite realizar pagamentos e transferências em até 10 segundos. Além disso, o serviço fica disponível 7 dias por semana e 24 horas, incluindo feriados.
Essa mudança é muito inovadora e importante para o sistema bancário do Brasil, uma vez que, alguns serviços bancários estão limitados ao horário comercial, somente de segunda a sexta-feira.
Tudo isso é motivo de comemoração, pois, os usuários ganham mais liberdade e flexibilidade quando o assunto for transferências e pagamentos.
Como funciona o cadastro das chaves Pix?
Antes que você possa começar a usufruir de todas as vantagens oferecidas pelo Pix, é preciso realizar o cadastro das suas chaves. Para isso, cada cliente pode cadastrar:
● seu número de celular;
● um e-mail;
● CPF ou CNPJ;
● um EVP (um código de 32 dígitos gerados pelo banco).
Para pessoas físicas, o número de chaves cadastradas permitidas é de até cinco chaves, enquanto as pessoas jurídicas podem ter, no máximo, 20. Cada instituição bancária deve fornecer meios para que seus clientes possam realizar o cadastro.
Cada chave está vinculada a uma conta bancária, para o recebimento e envio de recursos.
Na prática, isso quer dizer que se o seu e-mail é a sua chave, por exemplo, é preciso ter acesso a sua caixa de entrada. Isso ocorre porque a instituição irá enviar um código de autorização eletronicamente.
O cliente tem a liberdade de vincular todas às cinco chaves em uma única instituição e conta bancária e, com isso, pode usar qualquer uma das informações para realizar transações. Caso o cliente seja o titular de mais de uma conta, é possível cadastrar chaves diversas em cada uma das instituições. Uma mesma chave não pode estar vinculada com contas e instituições diferentes.
Quais são as vantagens do Pix
Além dos bancos tradicionais, os clientes podem utilizar o PIX em bancos digitais, fintechs e carteiras virtuais. O processo de transferência por meio de TED ou DOC continuam os mesmos, o que muda é que com o Pix você encontra muito mais agilidade nas suas transações. Caso necessário, você pode solicitar a portabilidade das suas chaves para outra instituição.
Outro ponto importante é a redução de custos. Além da agilidade, o Pix será um meio de pagamento mais barato. Para pessoas físicas realizarem pagamentos e transferências com o Pix, é gratuito. Para empresas, no Linker, o Pix também é gratuito, enquanto outros bancos cobram um valor por transferência.
Com a criação do Pix, o setor demonstra como está evoluindo e comprometido com a prestação de serviços eficientes para atrair cada vez mais usuários. A iniciativa do Banco Central do Brasil, faz parte da Agenda BC# que tem como pilares a inclusão, a competitividade, a transparência e a educação.
Quer saber como o Pix irá impactar a sua empresa? Confira este artigo super completo com todos os possíveis impactos do novo meio de pagamento no seu negócio.
Se você está em busca de uma solução para as finanças da sua empresa, temos uma conta PJ digital completa para você ganhar tempo e modernizar o seu negócio. Abra sua conta em minutos.