Proteja seus dados bancários de fraudes e golpes.
Quem nunca recebeu um SMS ou mensagem no WhatsApp pedindo para atualizar os dados clicando em algum link? Mensagens estranhas, links suspeitos, ligações indesejadas e até e-mails falsos são algumas das formas que as fraudes bancárias vêm acontecendo.
Sempre alegando algum possível problema na conta bancária, é muito comum que a pressa por solucionar leve a pessoa a clicar em links fraudulentos e entregar todos os dados.
Por isso, vamos listar 10 dicas com cuidados que você pode ter para proteger seus dados:
1. Cuidado com as suas senhas: não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS.
2. Cuidados com seu cartão: nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não pedem os cartões de volta e nem mandam buscar, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito.
3. Confira seu cartão após uma compra na maquininha: verifique o nome no cartão para ver se é o seu e sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha.
4. Ative duplo fator de autenticação em suas contas na internet: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.
5. Atenção com ligações: se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.
6. Nunca clique em links desconhecidos: sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.
7. Cuidado em compras online: dê preferência a sites conhecidos e sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.
8. Cuidado nas operações bancárias: sempre confira o nome do recebedor ao pagar um
boleto, realizar transferências ou Pix.
9. Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico ao usá-lo: nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado.
10. Cuidado com o que compartilha nas redes sociais: um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas.
Fonte: Federação Brasileira de Bancos (Febraban) – antifraudes.febraban.org.br
Fique sempre atento aos canais oficiais de comunicação do seu banco.
Os especialistas Linker podem ser acionados 24h por dia e 7 dias da semana através dos canais oficiais:
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