Qual o impacto que uma marca forte pode ter nos negócios? Entenda melhor porque o empreendedor precisa investir nisso!
Ter uma forte marca no mercado pode garantir que seu negócio será sempre lembrado como a empresa fornecedora da solução que seu cliente precisa — e muitas vezes será a primeira opção. Empresas de todos os portes que investem em sua identidade têm valores que conversam com seus clientes e atraem ainda mais consumidores.
Muitos empreendedores e proprietários de pequenas e médias empresas, porém, pensam que investir na marca é uma estratégia direcionada para empresas maiores, e que não vale para negócios menores. No entanto, esse conceito é equivocado. Ser reconhecido no mercado como referência no seu segmento é fundamental para o crescimento da empresa.
Pensando nisso, vamos apresentar nesse texto as principais formas de fortalecer sua marca e ir muito além de um logotipo.
Por que o empreendedor e as PMEs também precisam investir em uma forte marca?
Para entender essa importância, é preciso primeiro lembrar do conceito de marca. A marca é basicamente uma ferramenta usada para identificar. Ela pode funcionar por meio de um símbolo ou usando um nome próprio, por exemplo.
No entanto, podemos ir além e dizer que as marcas têm personalidade. Quando as pessoas olham para uma marca, diversos sentimentos, lembranças e opiniões vêm à mente. A força da marca, no entanto, está relacionada ao impacto positivo que a empresa gera em uma comunidade. Se a marca é forte, ela consegue também:
- agregar valor a produtos e serviços que vende;
- ganhar maior alcance, atingindo um público consumidor maior;
- conquistar a confiança do público, reunindo pessoas que se identificam com os valores que a marca expressa;
- ser mais competitiva;
- atrair mais clientes;
- reduzir custos ligados às etapas de convencimento do cliente para a venda, encurtando a jornada de compra e facilitando a decisão de compra.
Como fazer sua empresa ter sucesso através de uma marca forte?
Uma vez que a força da marca está relacionada à percepção do público sobre as ações da empresa, o primeiro passo para fortalecer sua identidade é entender o mercado consumidor. Pesquise a fundo quem são essas pessoas para que você consiga gerar valores aos olhos desses indivíduos.
Algumas dicas práticas são muito úteis para esse fortalecimento. Veja só!
- escolha um nome fácil de lembrar e escrever, e que também seja bonito para compor um logotipo ou um domínio de site, por exemplo;
- crie uma identidade visual que se destaque e, ao mesmo tempo expresse seus valores e modelo de negócio;
- adote um estilo de comunicação que identifique a personalidade da sua empresa e que, ao mesmo tempo, atinja seu público;
- cuide de todos os pontos de contato com seus clientes, como telefone, site, chat online, WhatsApp, entre outros.
As empresas vivem em uma alta concorrência. Aqueles que desejam crescer no mercado enfrentam o grande desafio de lutar contra marcas já posicionadas e reconhecidas. Por isso, investir em uma marca forte é tão importante. Essas ações vão impactar as pessoas e garantir o sucesso do empreendimento.
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