O líder inspira, e o chefe manda. A diferença entre líder e chefe vai muito além do que essa sentença diz. Leia o artigo e entenda melhor!
Ao longo dos anos, a forma como chefia é exercida nas empresas mudou bastante. Percebemos uma grande alteração de conceitos e práticas que impactam a rotina e as relações de trabalho entre gestores e colaboradores. Por exemplo, apesar de parecerem sinônimos, existe uma grande diferença entre líder e chefe.
Esse tema é de grande importância para todos no negócio, não somente para aqueles que desejam empreender ou administrar, mas também para qualquer colaborador que pretenda estabelecer relações produtivas com a gestão. Por isso, continue a leitura e entenda os conceitos — e a prática por trás deles!
Qual a diferença entre líder e chefe?
O chefe
A palavra “chefe” refere-se a um profissional designado para exercer autoridade dentro de uma hierarquia. Está ligado a um modelo de organização tradicional, em que o chefe manda, e os demais obedecem. Ele vai garantir que todos sob o seu comando vão seguir suas regras e os processos definidos pela empresa.
Nessa visão tradicional, o chefe é autoritário e teoricamente tem mais conhecimento e experiência que seus subordinados. Dessa forma, ele acredita ter mais condições de monitorar e determinar as ações necessárias para alcançar os objetivos estratégicos da organização.
Sua origem e função foi muito importante nos tempos da Revolução Industrial nas fábricas, em que a figura de um encarregado garantia uma alta produção na linha de montagem. Cabia aos trabalhadores individualmente seguir as regras impostas para que, no coletivo, a produção fosse satisfatória.
O líder
O líder é uma figura que, ao em vez de impor suas regras, inspira outros para fazerem o seu melhor e contribuírem com o seu trabalho. Ele não se acha detentor de todo o conhecimento e expertise, e sabe que os demais são como parceiros e também têm competências que devem ser gerenciadas. Entende as diferenças e limitações, e trabalha para extrair o melhor de cada um.
Por esses motivos, o líder assume um papel muito mais atrativo, acessível, persuasivo e motivador para os colaboradores da empresa. Dessa forma, a comunicação e o trabalho colaborativo sempre estão agregados às suas ações.
As diferenças
Quando comparamos a postura e as ações do líder e do chefe percebemos que o líder é mais democrático e aberto a mudanças. Já o chefe expressa um poder autocrático, com a necessidade de cobrar e pressionar seus subordinados.
Qual o impacto dessas diferenças na empresa?
Em uma empresa que conta com uma boa liderança, percebemos relações muito mais saudáveis e produtivas. Uma vez que podem expressar suas ideias e contribuir de modo mais ativo para os processos, os colaboradores se sentem muito mais valorizados.
Além disso, o líder consegue reconhecer as habilidades de cada membro de sua equipe, o que lhe permite aproveitar ao máximo cada um para que os projetos tenham mais qualidade e melhores resultados.
É importante frisar também o impacto que um bom líder pode trazer para o clima organizacional. Fica muito mais difícil trabalhar a longo prazo em um ambiente de pressão e linguagem intimidadora e mandatória, como ocorre no modelo de chefia tradicional.
No entanto, quando sabemos que nossa individualidade será respeitada e que há espaço para crescimento, o trabalho se torna agradável para todos.
No dia a dia da empresa, a diferença entre líder e chefe fica muito evidente, não apenas no modo de administrar o negócio, mas também — e sobretudo — no relacionamento com os colaboradores. Uma boa liderança pode sim trazer vantagens extremamente importantes para a organização, gerando mais resultados e satisfação.
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